Pular para o conteúdo principal

Benefícios do provisionamento para despesas

Boa noite leitores,

Como já explicado no post sobre reserva de emergência (Leia aqui!), há uma singela diferença entre reserva de emergência e provisionamento, relembrando então, a reserva é apenas para casos inesperados, como demissão, doença, assalto, dentre outros, já o provisionamento, ele é para casos que possam ser previstos, alguns exemplos são IPVA, IPTU, anuidades, seguros, troca de celular, viagem de férias e por aí vai, então tenha isso em mente, posso prever? Então vou provisionar. Não posso prever? Então vou usar a reserva de emergência.

Está bem, eu entendi a diferença, mas como descobrir o quanto devo provisionar?

Primeiramente, pode-se recorrer ao nosso bom e velho amigo excel para montar uma planilha, ou então escrever em um papel de pão mesmo, enfim, o que você precisa é listar tudo que você pode prever para o ano que não seja mensal é claro, janeiro é um bom mês para fazer isso. Vamos utilizar o IPVA por exemplo, em geral, o valor é 4% da tabela FIPE do veículo, então vamos utilizar um carro no valor de R$ 45.000,00.
O carro do pai aqui... quem dera 😋 Um dia talvez 🙏
IPVA = 4% de R$ 45.000,00 = R$ 1.800,00
Se o ano tem 12 meses, então basta dividir o valor encontrado por 12.
Provisionamento mensal = R$ 1.800,00 dividido por 12 meses = R$ 150,00 / mês*
*Estou desconsiderando o fato de que podemos provisionar em algum investimento que tenha rendimento, o intuito foi apenas simplificar

Agora vamos utilizar um bem com vida útil como exemplo, um smartphone cabe bem aqui já que é moda trocar constantemente (embora eu esteja muito bem com meu samsung galaxy SIII mini até hoje), para efeito deste exercício, vamos considerar a troca de um smartphone no valor de R$ 1.500,00 a cada 1 ano e meio.
Iphone 6 está na moda, paciência
1 ano e meio = 18 meses
Provisionamento mensal = R$ 1.500,00 dividido por 18 meses = R$ 83,34 / mês*
*Estou desconsiderando o fato de que podemos vender este bem usado para diminuir o gasto com a compra do novo, o intuito também é de simplificar.

Com essa mentalidade de provisionar para os gastos previsíveis, muita coisa pode acontecer, o que mais vejo é que as pessoas percebem o quanto é oneroso manter tantos bens de consumo, pois quando se soma todas as provisões, o susto com o quanto vai pesar mensalmente é grande, então talvez trocar de celular a cada 1 ano e meio não seja tão interessante quanto deixar para trocar com 3 anos e com essa diferença no valor gasto, dar uma “turbinada” nas férias em família.
O pai prefere dar férias assim para a família do que um smartphone novo 😎
Outro ponto importante são os descontos, o IPVA por exemplo dá um desconto de 3% na maioria dos estados (Fonte) para quem paga à vista, então se você provisionar, ganhará os juros compostos (farei um post específico sobre isso) durante o período e ainda tem o desconto fornecido com o pagamento à vista para aumentar o benefício desta atitude.

Agora uma dúvida muito frequente é aonde alocar essas provisões, bem, pode-se dividir em blocos, o bloco de curto, de médio e de longo prazo, não tem problema algum misturar todas as provisões no mesmo lugar, a distinção você faz em uma simples planilha. Em nenhum destes blocos a rentabilidade deve ser o fator principal da escolha, a questão aqui é educar para provisionar, a rentabilidade será um plus para a sua dedicação, então para curto prazo, como IPTU, pode-se utilizar a poupança, fundos DI, CDB, já no caso da troca de um carro em 4 anos por exemplo, pode-se pegar uma LCI mais longa, o importante aqui é o tempo para resgate não ficar muito fora do tempo de substituição ou pagamento.

Pai, e a inflação, assim vou juntar menos que o necessário, não?

Acho que grande parte dos brasileiros mal sabem o que é isso, mas vamos lá, você não está enganado ao pensar que mesmo provisionando certinho, na hora de pagar vai ficar faltando, está correto, mas isso é simples, ninguém está preocupado em ter o valor exato, então você pode provisionar com uma margem de segurança, para este ano de 2017 a expectativa é de 3,08% (Fonte) e toda revisão está sendo para baixo, mas no meu caso pessoal, eu desconsidero a inflação, quero simplificar minha vida e não ficar preocupando em acertar em cheio na provisão.

Experiência do Pai Investidor

Moro em um estado diferente do qual eu nasci, exceto pelos meus pais e irmãos, todos os demais familiares estão em outro estado, portanto, quero levar minha filha para conhecer a terra do pai aqui e também o restante da família paterna, estou estimando o custo da viagem em R$ 5.000,00, este valor é para cobrir as passagens aéreas, aluguel de carro com seguro, gastos supérfluos, presentes, passeios e gastos diversos, como minha família é de lá, não terei gastos com hospedagem, o que já é uma bela economia.


Iniciei com 18 meses de antecedência, o que dá R$ 278,78 / mês, é muito mais tranquilo do que desembolsar R$ 5.000,00 de uma vez ou então parcelar a viagem (fico louco com isso de viajar sabendo que vou ficar meses pagando ainda), então eu junto com os outros provisionamento do bloco curto e coloco no CDB com liquidez diária do Banco Inter.

No final destes 18 meses, terei um pouco mais de R$ 5.000,00 devido ao rendimento do CDB, além disso, ficarei procurando promoções para as passagens, só que pode acontecer o contrário e este valor ser insuficiente, porém é o mesmo raciocínio, é mais fácil completar uns R$ 500,00 do que desembolsar R$ 5.500,00 de uma vez ou parcelar.

Comentários

  1. E ae Pai Investidor, cheguei a fazer isso durante poucos meses porém acabava me perdendo nas contas. Era conta pra IPVA, IPTU, etc.

    Atualmente uso o décimo terceiro para pagar estes débitos e, assim como você, aproveitar os descontos para pagar à vista.

    Abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite AF,

      Tem hora que dou uma embaralhada também kkkkkkkkk o 13º ajuda bastante, mas eu tento tratar ele como um bônus e investir, mas no fim das contas acaba dando no mesmo rs

      Abraços.

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Você tem carro? Está perdendo dinheiro...

Boa tarde, Hoje estou aproveitando o feriado para fazer algumas análises para 2018, muita coisa tem que mudar se eu quiser dar o conforto para minha família e ainda sim continuar nessa longa trajetória que iniciei agora, então peguei nosso carro para comprar o café da manhã, comprei, voltei e preparei, tudo saiu muito bem, só que aí, não sei por qual motivo, fui reparar uma coisa, como a gente tem um gasto alto com o carro né? Não deu outra, liguei o computador para analisar isso e agora vou compartilhar com vocês. Imagem meramente ilustrativa Primeiro fiz o levantamento de todos os gastos que temos com o carro para poder chegar num valor mensal, assim poderia fazer as comparações, vamos lá! Eu não incluí a compra do veículo porque já temos um, então não quero fantasiar, quero fazer algo com relação a minha realidade, no caso de vocês, basta acrescentar o valor de compra, também tenho a oportunidade de alugar a garagem para familiar, são esses detalhes que cada um deve f

O futuro do seu filho está nas suas mãos...

Filhos são uma benção, a minha está com 4 meses e não tenho dúvidas disso e, desde a notícia da gravidez, um pensamento não saía da minha cabeça... "o futuro dele(a) está nas nossas mãos..." , muitas cifras subindo pela minha cabeça, mas algo eu tinha praticamente certeza, até a faculdade, seria cerca de 1 milhão!!! ( Fonte de 2006 ), meu Deus, de onde tirarei isso? O futuro que me refiro é uma boa qualidade de vida , acho que praticamente todo pai quer dar o melhor para seus herdeiros e eu não sou diferente disso, quero dar uma excelente educação, férias espetaculares em família, claro que não todo ano rs, conforto e boas experiências, não tenho intenção de torná-la uma mulher mimada, mas não medirei esforços para dar as melhores condições para ela e minha família. Então nos conte seu plano pai! O plano é o seguinte, da mesma forma que nós, pequenos investidores, trilhamos o árduo caminho até a independência financeira , comecei paralelamente um investimento para mi

Juros compostos, o seu melhor aliado

Boa noite, O que mais desmotiva os pequenos investidores é o fato de demorar muito tempo para ver resultados expressivos, com essa desmotivação, grande parte acaba desistindo antes mesmo de entender o poder dos juros compostos e, se depender de mim, nenhum de vocês aqui estará nesse grupo, vamos entender este nosso aliado? “O juros é simples quando a taxa é definida tendo como base no valor inicial emprestado, sem a incidência de juros sobre juros.” “Juros compostos são os juros de um determinado período somados ao capital para o cálculo de novos juros nos períodos seguintes.” ( Fonte ) Pelas definições acima, podemos ver qual dos dois é vantajoso, os juros simples já tem a rentabilidade definida pelo valor inicial, já os juros compostos tem a rentabilidade atualizada pelo valor atual, ou seja, juros sobre juros e, no caso dos nossos investimentos, obviamente são utilizados os juros compostos (graças a Deus, esses são os nosso guerreiros). Esses guerreiros p