Pular para o conteúdo principal

Análise pessoal FII – CPTS11

Bom dia,

Continuando minhas análises pessoais, veja aqui a referente ao FIGS11 (Link), resolvi compartilhar o que pesquisei sobre um outro fundo que se demonstrou muito interessante para a minha proposta de investimento a longo prazo, o código dele é CPTS11B, que embora tenha como público alvo o Investidor Qualificado e Profissional, qualquer um pode comprar (pelo menos foi essa informação que encontrei).

Dados básicos – Retirado do Informe mensal (Link), emitido em 14/09/2017
Nome do fundo: CAPITÂNIA SECURITIES II FUNDO DE INVESTIMENTO IMOBILIÁRIO - FII
CNPJ do Fundo: 18.979.895/0001-13
Quantidade de cotas emitidas: 1.000.000
Segmento de Atuação: Títulos e Valores Mobiliários
Nome do Administrador: BNY MELLON SERVICOS FINANCEIROS DTVM S.A.
CNPJ do Administrador: 02.201.501/0001-61
E-mail: bnymellon_cvm@bnymellon.com.br

Como pode ser verificado, 82,20% dos ativos geradores de renda estão alocados em CRIs, porém não consegui encontrar quais papéis de CRI este fundo tem na carteira, isso pode ser um empecilho para mim, se alguém souber esta informação, avise nos comentários por favor.

Como foram distribuídos R$ 720.000,00 para 1.000.000 de cotas, isso resultou em uma rendimento de R$ 0,72 / cota, isso com o preço de fechamento do mês de setembro (R$ 99,01), rendeu 0,73% de Yield, não é um retorno ruim e, historicamente, está com um dos rendimentos mais baixos, isso se deve pela queda de juros e inflação no Brasil, todos os FIIs de papel estão passando por situação semelhante, então existe a possibilidade de subir novamente, um dos fatores que me atraiu foi a constância nos pagamentos, mas ainda estou com pé atrás por não ter informações dos papéis de CRI que este fundo possui.
Como pode ser visto na tabela e gráficos acima, o menor DY (%) que houve foi em setembro/2017, portanto se conseguir comprar em um valor próximo de R$ 98,00 eu ficaria muito feliz, mas não irei me incomodar muito se comprar a R$ 100,00 pois o importante é gerar renda passiva, mesmo sendo de grão em grão. Mas é importante frisar, rendimento passado não é garantia de rendimento futuro, então essa parte da análise é apenas questão pessoal.
O pico da cota do CPTS11B foi em Outubro/2016 e desde Janeiro/2017 vem se mantendo na casa do R$ 100,00, exceto por um breve período entre Julho e Agosto/2017, então ainda tenho esperança de que consiga comprar na ordem de R$ 98,00 a cota, isso seria muito interessante.


Para finalizar, este é um fundo de papéis, ou seja, o investimento é mais em títulos do que em imóveis físicos, por isso seu rendimento acabou caindo devido a baixa nos juros e inflação do Brasil, porém no meu caso, poderá entrar para diversificar a carteira, nunca poderemos nos esquecer de que não devemos colocar todas os ovos no mesmo cesto, diversificar é a chave para o SUCESSO.

Comentários

  1. Sua analise foi muito bem feita, já tomou a sua decisão ou ainda está estudando outros investimentos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde Socrates,

      Vou investir em FIIs mesmo, é o investimento que mais se adapta ao meu projeto de longo prazo :)

      Abraços.

      Excluir
  2. Olá PI, esse yeld está interessantíssimo. Uma ótima aquisição, certamente! Abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde AF,

      Também gostei bastante do yield, mesmo com a queda dos juros, ainda está dando um bom rendimento, já está no radar para comprar.

      Abraços.

      Excluir
  3. Eu penso em começar com FII de 'Tijolo'. Mas sua análise desse de 'papel' foi muito bem feita.

    E ainda, quando se fala em diversificar, isso inclui também variar o tipo de aplicação do fundo.

    Um abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde DP,

      justamente isso, diversificar, vou fazer umas pesquisas em FIIs de tijolos também, como o NSLU, achei interessante o ramo de hospitais.

      Abraços.

      Excluir
  4. PI, segue o link com o último relatório gerencial:

    https://fnet.bmfbovespa.com.br/fnet/publico/exibirDocumento?id=14772

    Retorno muito bom desse ativo, 37% indexado em IPCA+, quando a inflação retornar, vai bombar.

    Abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia AF,

      Obrigado pela informação, este papel está excelente ao meu modo de vista, com certeza entrará na minha carteira, tomara que este ano ainda, aportar em 2017 está sendo um desafio e tanto rs.

      Abraços.

      Excluir
  5. Conheça a Riviera de São Lourenço, um ótimo lugar para investir em Imóveis. Acesse: www.pratesimoveisriviera.com.br

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Você tem carro? Está perdendo dinheiro...

Boa tarde, Hoje estou aproveitando o feriado para fazer algumas análises para 2018, muita coisa tem que mudar se eu quiser dar o conforto para minha família e ainda sim continuar nessa longa trajetória que iniciei agora, então peguei nosso carro para comprar o café da manhã, comprei, voltei e preparei, tudo saiu muito bem, só que aí, não sei por qual motivo, fui reparar uma coisa, como a gente tem um gasto alto com o carro né? Não deu outra, liguei o computador para analisar isso e agora vou compartilhar com vocês. Imagem meramente ilustrativa Primeiro fiz o levantamento de todos os gastos que temos com o carro para poder chegar num valor mensal, assim poderia fazer as comparações, vamos lá! Eu não incluí a compra do veículo porque já temos um, então não quero fantasiar, quero fazer algo com relação a minha realidade, no caso de vocês, basta acrescentar o valor de compra, também tenho a oportunidade de alugar a garagem para familiar, são esses detalhes que cada um deve f

O futuro do seu filho está nas suas mãos...

Filhos são uma benção, a minha está com 4 meses e não tenho dúvidas disso e, desde a notícia da gravidez, um pensamento não saía da minha cabeça... "o futuro dele(a) está nas nossas mãos..." , muitas cifras subindo pela minha cabeça, mas algo eu tinha praticamente certeza, até a faculdade, seria cerca de 1 milhão!!! ( Fonte de 2006 ), meu Deus, de onde tirarei isso? O futuro que me refiro é uma boa qualidade de vida , acho que praticamente todo pai quer dar o melhor para seus herdeiros e eu não sou diferente disso, quero dar uma excelente educação, férias espetaculares em família, claro que não todo ano rs, conforto e boas experiências, não tenho intenção de torná-la uma mulher mimada, mas não medirei esforços para dar as melhores condições para ela e minha família. Então nos conte seu plano pai! O plano é o seguinte, da mesma forma que nós, pequenos investidores, trilhamos o árduo caminho até a independência financeira , comecei paralelamente um investimento para mi

Juros compostos, o seu melhor aliado

Boa noite, O que mais desmotiva os pequenos investidores é o fato de demorar muito tempo para ver resultados expressivos, com essa desmotivação, grande parte acaba desistindo antes mesmo de entender o poder dos juros compostos e, se depender de mim, nenhum de vocês aqui estará nesse grupo, vamos entender este nosso aliado? “O juros é simples quando a taxa é definida tendo como base no valor inicial emprestado, sem a incidência de juros sobre juros.” “Juros compostos são os juros de um determinado período somados ao capital para o cálculo de novos juros nos períodos seguintes.” ( Fonte ) Pelas definições acima, podemos ver qual dos dois é vantajoso, os juros simples já tem a rentabilidade definida pelo valor inicial, já os juros compostos tem a rentabilidade atualizada pelo valor atual, ou seja, juros sobre juros e, no caso dos nossos investimentos, obviamente são utilizados os juros compostos (graças a Deus, esses são os nosso guerreiros). Esses guerreiros p